ECONOMIZANDO

quinta-feira, 2 de agosto de 2012


    Parece bicho de sete cabeças, mas é apenas economizar. As pessoas, principalmente nós meninas, temos uma mania de querer comprar tudo pela frente, gastando assim toda a mesada do mês. Mas como evitar de gastar tanto e ainda juntar uma graninha? É, não é tão difícil quanto parece. Fica mais fácil quanto você sabe o tanto que vai receber no mês (pessoas que trabalham, ganham mesada etc), porque ai você vai saber o tanto que pode comprar para que seu dinheiro dê. 
      Primeiro: tenha sempre em mãos um bloquinho, caderno ou agenda de anotações. Método que eu uso: em cada folha vai ser um mês, e ao lado desse mês você vai escrever quanto você ganha. Ex) Agosto R$ 300,00. Nessa folha você vai escrever tudo o que gastou, prestações e tudo mais. Estão me entendendo?
     Segundo: faça o máximo que puder para que esse resultado não passe do total que você ganhar. Seu saldo sera negativo, e pensa comigo: se já esta ruim assim agora, imagina quando for mais velho? Uma coisa que a minha mãe sempre fala: tudo o que você faz no presente afeta o seu futuro. Se esse resultado não for negativo, ÓTIMO! Mas não precisa de sair comprando mais coisas só porque tem um dinheiro sobrando, junte esse dinheiro e abra uma poupança no banco (lá o seu dinheiro vai render). 
      Terceiro: explica melhor essa coisa de sobrar dinheiro e não poder gastar. Não quero dizer que você não possa comprar mais nada, é claro que pode! Estou dizendo é bom você ter um dinheirinho no banco disponível quando você realmente precisar. Ex) Quando você quer comprar aquele celular do momento, comprando a vista (com o dinheiro que você economizou) saiu mais barato. É bem mais fácil comprar as coisas a vista, dai você não precisa de ficar pagando prestações caras todo mês e ainda ganhar desconto. 
      Quarto: tenha também aquele famoso cofrinho, não é pobreza você ficar juntando moedas, pelo contrário, esta sendo muito inteligente e pensando que essas moedinhas vão se tornar reais. E não compre cofres que tenha chave, porque toda hora você vai ficar pegando pratinha lá que eu sei, compra esse de gesso por exemplo, e quanto estiver bem cheio, ai sim você pode quebrar ele e ter a surpresa de quanto você conseguiu em moedas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário